PABX VIRTUAL
O que é um PABX Virtual?
 
Uma definição bem simples sobre o que é PABX Virtual seria: um sistema pelo qual se torna possível fazer ligações de qualquer lugar do mundo, do mesmo modo pelo qual também é possível recebê-las. Por isso, se eu estiver no Japão e fizer uma ligação para o Peru, ou vice-versa, ambas serão possíveis graças ao sistema que funciona unicamente com conexão à internet.
 
O sistema de telefonia PABX Virtual é totalmente completo, uma vez que forma um pacote de dados sobre a rede em questão para que possa, então, seguir com o envio das conversações.
 Como funciona um PABX Virtual
 
A tecnologia funciona de duas formas: de modo totalmente independente dos famosos aparelhos convencionais telefônicos, ou então, de forma integrada – o que é possível por meio de adaptadores.
Mas certamente o que vale destaque neste sentido é que com o sistema PABX Virtual todo o áudio é trocado por meio da conexão à internet, adaptando-se com facilidade a qualquer local e a qualquer dispositivo – a única coisa que a sua empresa vai precisar é de uma conexão. Simples, não é mesmo? E o nome disso é mobilidade.
O PABX Virtual funciona com a base de Voz sobre IP, ou seja, o sistema VoIP que já falamos anteriormente. Por isso, ele também pode operar unicamente por meio de recursos de áudio de um computador.
Neste caso, é possível utilizar uma rede de computadores que já existe para compor o seu sistema de telefonia. Para tal a única tarefa necessária seria instalar o softphone nos computadores utilizados, que por sua vez, devem ter o suporte de áudio necessário.
 
 Recursos disponíveis pelo PABX Virtual para empresas
 
O PABX Virtual conta com uma grande variedade de recursos e funcionalidades que certamente são os responsáveis pelos resultados que proporcionam às empresas de pequeno e médio porte. Vamos conferi-los?
Contingência (e geração) de economia efetiva.
 
Com o sistema PABX Virtual todo e qualquer tipo de tecnologia telefônica são suportados – desde as mais antigas linhas, no caso de você atender clientes que ainda são relutantes em relação à telefonia do tipo IP.
 
Sendo assim, considere as linhas analógicas, digitais, celular, E1 e é claro, a linha VoIP. Todas elas são abrangidas pelo sistema PABX Virtual que, inclusive, proporcionam uma programação de uso das menores tarifas para cada um dos tipos de ligação.
 
 Escalabilidade de funcionalidades
 
As centrais do sistema PABX Virtual atuam com Licenciamento de Softwares – tanto por canais de voz como também por número de usuários. Por isso, ela tem alta capacidade de expansão de ramais ou troncos SIP, o que definitivamente não é uma tarefa encontrada em qualquer tecnologia telefônica atual. Essa solução é muito superior quando em comparação às de telefonia tradicional (como as linhas analógicas ou E1, por exemplo).
 URA e discadores
 
Essa funcionalidade é uma das mais importantes caso o PABX Virtual for implantado em uma empresa de televendas ou Call Center. Isso porque a Central do sistema atua com um discador automatizado capaz de distribuir as ligações com muito mais eficácia, o que pode aumentar em quase 50% (entre 45 a 48%) a lucratividade da sua empresa.
A discadora e o URA atuam em conjunto com as ligações ativas ou receptivas, havendo ainda a possibilidade de implantação com softwares de CRM ou ERP para melhorar ainda mais o atendimento único e exclusivo aos seus clientes.
 
Gestão de Tarifação de modo remoto
 
A gestão da central do sistema PABX Virtual é realizada através de qualquer tipo de estação – seja ela interna (dentro da sua empresa) ou externa (fora dela). Sendo assim, o sistema é administrado por meio de um browser que pode ser acessado em tempo real para verificação de suas ligações e das despesas de cada uma delas (que já estarão organizadas por grupos, ilhas ou centrais de custos pré-definidos anteriormente).
A ferramenta é de extrema importância principalmente para os call centers que atuam com contrato de ligações ativas, uma vez que ajuda no controle e no próprio faturamento.
 Gravação de voz em todas as ligações
 
As ligações realizadas e recebidas por meio do sistema PABX Virtual podem ser integralmente gravadas – seja para utilização em futuros treinamentos de funcionários, para simples monitoramento e controle de conversas entre funcionários e clientes e, é claro, para a própria segurança de ambos esses públicos.
O recurso de gravação de voz em todas as ligações é geralmente uma opção que agrada aos supervisores, gerentes, auditores e principalmente aos profissionais da área de TI da empresa em questão, como é o caso dos analistas de tráfego e rede, por exemplo. Isso ocorre pelo fato de que as gravações ficam lá pelo tempo que o gestor achar necessário – tudo isso dentro de normas de qualidade, de gestão e de segurança predeterminadas pela empresa em questão.
 
 Escritórios e até mesmo colaboradores remotos
Os ramais que forem instalados como da própria empresa falam sempre a custo zero – independentemente de estiverem em outra cidade, em outro estado e até mesmo em outro país. 
Tudo o que o colaborador precisará ter é um acesso à internet (seja ela Wi-Fi ou 3G), ou seja, qualquer conexão à rede que possibilite realizar ou receber ligações.  E é claro que vale a pena destacar também a integração com os smartphones, uma vez que tais procedimentos podem ser realizados remotamente.